terça-feira, 20 de setembro de 2016

Persepção Visual na Iluminação

O que seria do mundo sem a luz? Ou sem as cores? Imaginem que chato se tudo fosse preto e branco, e pior sem as sombras...


Minha intensão é que após lerem esse post, vocês comecem a perceber a luz, comecem a perceber o que é agradável, ou porque determinados lugares nos sentimos confortáveis e em outros mais disposição, entre outros sentimentos.


Para melhor exemplificar, separei os tipos de iluminação em 4 grupos. Não significa que uma determinada iluminação não possa se enquadrar em dois ou tres grupos, pois dependendo da visão ou interpretação eu classifico de uma forma.

Vejas essa imagem e comecem a observar o sentimento


Parece ser uma intervenção contemporânea na arquitetura, e facilmente passaria desapercebido. Agora quando vemos a próxima foto, percebemos que ela se destaca...

A iluminação colorida valoriza a arquitetura. Classifico esse tipo como Iluminação Arquitetural.
A iluminação que  pode criar molduras, valorizar a obra ou descaracteriza-la, e que embeleza o entorno.


Nessa próxima imagem a linda e imponente Torre Eiffel.


A torre por si só é sofisticada e incrível, agora quando colocamos cor podemos transmitimos sentimentos, veja abaixo.



Podendo remeter a lembrança da bandeira da França, ou em homenagem as vitimas desses horríveis atentados que aconteceram. De qualquer forma o sentimento muda ao usar a cor. Esse tipo de luz, considero a Iluminação Emocional, que cria conceitos e cenas, chama a atenção do observador para um sentimento, e provoca lembranças.

Olha esse palco, que estilo de musica tocaria ?


Quando vemos as cores da próxima foto facilmente identificamos o estilo musical.



Classifico esse tipo de iluminação como uma Iluminação Interativa ou Comunicativa, pois a luz nos passa uma informação, vende uma marca, interage com o observador e se torna até um ponto nodal.

E o ultimo grupo a Iluminação Cênica. Olhando a imagem a seguir vemos uma fonte iluminada , a na proxima imagem identificamos a luz de Natal.






A mistura de luz quente e luz fria, uma imagem aconchegante e atrativa, gostosa de se ver.


Para não ficar muito longo esse post, nos próximos vou falar de cada grupo de iluminação.











0 comentários:

Postar um comentário